Queda no preço do leite ao produtor no pagamento de novembro, segundo Scot Consultoria

Publicado em 07/12/2021 09:15

No pagamento realizado em novembro, que remunera a produção entregue em outubro último, o preço do leite pago ao produtor caiu, em função do aumento da produção de leite nas principais bacias leiteiras do país.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a queda foi de 1,8% na comparação mensal.


Veja na figura 1, a evolução do preço do leite ao produtor. Em relação ao mesmo período do ano passado, a referência está 7,7% maior este ano.


O cenário foi de aumento na captação de leite em outubro e novembro (dados parciais) últimos, com o volume de chuvas mais dentro da normalidade em algumas regiões e os custos de produção mais frouxos na comparação com os demais meses do ano.


Em outubro/21, o indicador de captação de leite (média nacional) apresentou alta de 5,4% em relação a setembro deste ano, mas ficou 0,2% abaixo na comparação com outubro de 2020. De toda forma, a produção está mais dentro do esperado para o período do ano.


Para o pagamento a ser realizado em dezembro/21, referente à produção entregue em novembro/21, a maioria das indústrias estima queda nos preços do leite pago ao produtor, com 47% dos laticínios pesquisados apontando para este cenário, 42% estimando estabilidade e 11% falando em alta.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em:  Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria. 

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grupo de Trabalho da CNA debate mercado futuro do leite
Leite/Cepea: Com recuperação na oferta, preço ao produtor sobe apenas 1,3% em junho
Goiás avança na produção de queijo artesanal reconhecido nacionalmente
Embrapa Gado de Leite: commodities lácteas vêm se mantendo estáveis no mercado internacional
China abre investigação anti-subsídios sobre importações de laticínios da UE em reação às tarifas de veículos elétricos
€100 mil para startups com soluções sustentáveis no setor de laticínios