FAEMG pede transparência sobre importação de lácteos

Publicado em 26/02/2021 10:07

Durante a reunião extraordinária da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG, Eduardo Pena, pediu à CNA para pleitear, junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acesso às informações das Licenças de Importação (LI) do leite procedente do exterior.

“A partir do momento em que a CNA e as Federações tiverem conhecimento da quantidade de pedidos de importação do leite em pó, conseguiremos fazer uma previsão dos problemas que vão ser gerados no setor. Se, em um mês, houver um pedido muito grande de importação, poderemos prever o volume que está para entrar no país, o que permitirá o planejamento mais adequado para o cenário. A nossa meta é, também, avaliar se a importação será apenas prejudicial aos produtores ou se trata de uma importação necessária”, disse Eduardo Pena.

“O nosso pleito é ter a informação. Na Argentina o setor tem acesso a esse tipo de informação. Não nos interessa saber quem está pedindo para importar, mas saber o que está para entrar no nosso mercado. A Comissão Nacional achou o pedido válido e a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), ficou de interceder junto a SECEX para que a CNA tenha acesso a estes dados”, afirmou Eduardo Pena.

Fonte: Faemg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: a partir de julho, movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve perder força e, até mesmo, se inverter
Inscrições abertas para seminário de pecuária de corte e leite no Planalto Norte de SC
Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos ao IDR-PR para melhoria da cadeia do leite
Leite: cotações de leite e derivados no BR vêm reagindo, mas menor competitividade em preço e queda de braço com as importações podem trazer incertezas no 2º semestre
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite volta a subir em junho
Jovem pecuarista de leite do interior de SP transformou os níveis de produção da propriedade da família