CNA e setor produtivo apresentam à ministra Tereza Cristina propostas para setor leiteiro

Publicado em 08/02/2021 14:38

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e entidades do setor leiteiro apresentaram à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma série de propostas para melhoria da cadeia produtiva, durante reunião da Câmara Setorial do Mapa na sexta (5).

O superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, pontuou para a ministra as solicitações do setor para equilibrar oferta e demanda dos lácteos no País e para reduzir os custos de produção. Entre as ações, a regulamentação das normas para importação de leite do Mercosul é uma das prioridades.

“Pedimos uma suspensão temporária das importações e uma negociação entre os países para chegarmos a um acordo de cotas. Precisamos reduzir as importações porque estão provocando desequilíbrio na oferta e demanda e derrubando os preços dos lácteos no Brasil”, afirmou o presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados do Mapa e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Ronei Volpi.

Outra ação importante para equilíbrio do setor leiteiro no País é a redução a zero das alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins dos insumos utilizados na ração e nos suplementos minerais de bovinos. As entidades também solicitaram a redução das burocracias na tomada do crédito e a prorrogação do pagamento dos financiamentos destinados à produção de leite, além de apoio ao Projeto de Lei nº 952/2019, referente ao combate a importação desleal de leite.

“A ministra ficou sensível e afirmou que irá fazer todos os esforços para ajudar a minimizar essas questões, e colocou como prioridade para a equipe dela conversar com a Câmara Setorial e a CNA a respeito”, afirmou Volpi.

“A velocidade que essas ações serão implementadas vai depender das medidas que o governo irá tomar. Por exemplo, com a redução a zero das alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins, teremos reflexo imediato e assim com as outras propostas”, ressaltou.

A suspensão da cobrança do Adicional de Frente para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) de insumos utilizados na ração animal, bem como de fertilizantes e a ampliação das compras governamentais de produtos lácteos também estão entre as sugestões apresentadas pela CNA à ministra Tereza Cristina.

O setor produtivo também solicitou a avaliação da biossegurança de milhos OGM exportados pelos EUA para alimentação animal em caráter de urgência pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e a redução a zero da Tarifa Externa Comum (TEC) de máquinas e equipamentos utilizados na atividade leiteira.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined