FAESP manifesta ao Presidente necessidade de medida urgente sobre a não renovação do antidumping das importações de leite em pó

Publicado em 14/02/2019 10:47

A FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, por intermédio do seu Presidente, Fábio Meirelles, encaminhou ofício ao Presidente Jair Bolsonaro para reforçar preocupações do setor produtivo com respeito a não renovação dos direitos antidumping às importações de leite em pó provenientes da União Europeia e Nova Zelândia.
 
Meirelles afirma que a não renovação da medida antidumping expõe o produtor brasileiro à concorrência desleal da importação de lácteos pesadamente subsidiados, principalmente em um provável cenário de apreciação do Real frente ao Dólar americano e Euro. A retirada da salvaguarda, de forma abrupta, castigará um dos segmentos mais sensíveis do Agro, por incluir milhares de produtores de diferentes níveis tecnológicos e escalas de produção, de Norte a Sul do País.
 
Ressalta que a medida antidumping ainda é necessária e mesmo que se optasse pela sua retirada ela deveria ser feita de modo paulatino, a fim de se avaliar o impacto efetivo das importações, mas nunca de forma súbita e radical.
 
Meirelles solicita ao Presidente expedientes para intervir no presente tema, solicitando reexame da medida adotada e/ou a implementação de medidas alternativas que neutralizem eventuais importações subsidiadas e fortaleçam a produção nacional, preservando empregos e renda no interior do Brasil.

Fonte: Faesp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined