Vendas ruins e queda no preço do leite longa vida no atacado
Segundo levantamento da Scot Consultoria, o recuo foi de 0,9% em relação ao fechamento de outubro deste ano. O produto ficou cotado, em média, em R$2,16 por litro.
Lembrando que as cotações do leite longa vida tinham subido em outubro último. Os aumentos nos preços foram uma tentativa dos laticínios em melhorar a margem de comercialização, que estava negativa nos últimos meses.
Porém, com as vendas ruins na ponta final da cadeia e a pressão de baixa do lado do varejo, as cotações voltaram a recuar no atacado em novembro.
A expectativa é de mercado mais frouxo neste final de ano, com a demanda patinando, especialmente para os leites fluidos. Do lado dos preços, o cenário deverá ser de estabilidade a queda para o leite longa vida.
A dificuldade de aumento dos preços do produto nas indústrias (laticínios) é uma barreira para reajustes positivos de preços para o produtor de leite em curto e médio prazos.
A aposta está em uma melhor demanda para produtos como creme de leite, leite condensado, manteiga, entre outros, considerando as festas de final de ano.