Comissão da Câmara aprova projeto que evita perdas para produtores de suco de laranja

Publicado em 30/11/2022 16:59
Projeto de Decreto Legislativo derruba decisão da Receita Federal e restabelece as práticas legais previstas em lei

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) articulou a aprovação, nesta quarta-feira (30), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 355/2020, que susta a solução de consulta interna da Receita Federal do Brasil que criava o imposto de exportação sobre suco de laranja (Solução de Consulta Interna nº 2 – Cosit, de 29 de abril de 2019). A medida foi aprovada com 30 votos favoráveis e 8 contrários e segue agora para votação no Plenário da Casa.

Relator da proposta, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) destacou que a medida restabelece as práticas legais previstas em lei, alteradas de forma equivocada por meio de solução de consulta, e reguladas pela própria Receita Federal do Brasil.

“Estima-se que nossos produtores tenham perdido algo em torno de 50% do mercado norte-americano por causa dessa ação da receita. Vencemos com ampla maioria e o mais importante é que os produtores brasileiros de suco de laranja ganham competitividade no mercado e poderão gerar ainda mais oportunidade e renda no país,” disse o deputado.

Autor da iniciativa, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) ressaltou que a aprovação do PDL é um recado da FPA a qualquer tipo de iniciativa dessa natureza. “Essa aprovação mostra a força do setor agropecuário, não vamos permitir tributação sobre as exportações de forma direta ou indireta em nenhuma cadeia do agronegócio brasileiro,” frisou o parlamentar afirmando que, “se perder mercado não tem arrecadação e a bitributação nesse caso não é boa para ninguém". 

Três em cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo são do Brasil. São mais de 230 mil empregos diretos e indiretos numa cadeia eficiente e sustentável no processo produtivo e de manejo, com uso racional de solo e água e tratamento de resíduos.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe
undefined