Citros: Produção da safra 2018/19 segue incerta
A expectativa para a produção de laranja em 2018/19 segue incerta e preocupa cada vez mais citricultores paulistas. Isso porque, após uma florada principal considerada satisfatória, o pegamento foi prejudicado pelas chuvas abaixo da média em setembro e outubro e pelas temperaturas elevadas.
Assim, produtores estimaram abortamentos que chegam a 50% dos chumbinhos (principalmente de pera rio, mais sensível ao clima). Até em pomares com irrigação, do centro e norte do estado, houve maior taxa de queda.
Contudo, foram observados indícios de novas florações entre o fim de outubro e dezembro, em alguns pomares das regiões produtoras – o que pode amenizar, em partes, as perdas já ocorridas, caso a fixação seja satisfatória. Mesmo assim, os volumes de frutos devem ser inferiores aos que viriam da florada principal. Há comentários, inclusive, de que os impactos do clima na produção paulista podem ser equivalentes, ou até superiores (em número), aos do Furacão Irma, na Flórida.
A única região que registrou bom desenvolvimento das plantas foi a sudoeste, onde o clima costuma ser mais ameno e úmido, o que beneficiou o pegamento da florada principal.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br