PhycoTerra®: Alimento para o microbioma do solo que melhora rendimento no campo e na colheita
A Prada International acaba de lançar na América do Sul o PhycoTerra®, um alimento para os microrganismos do solo obtido da natureza, através da tecnologia de exploração de microalgas. A solução que já é sucesso pelo mundo melhora os atributos de qualidade do solo, aumenta a capacidade de retenção de água em até 10%, otimiza a disponibilidade de NPK e outros nutrientes, além de aumentar o rendimento da cultura e o retorno sobre o investimento.
“Essa tecnologia é um alimento direto para os microrganismos do solo. Eles despertados trazem mais vida e, consequentemente, melhoram o desenvolvimento das plantas, além de outros benefícios. O PhycoTerra® tem uma função bastante importante para aumentar a sustentabilidade e ter ecossistemas mais saudáveis e duráveis”, explica Luiz Lourenço Jr., engenheiro agrônomo e diretor de produto da empresa.
A solução funciona em todos os tipos de solo e pode ser aplicada em conjunto com insumos agrícolas e manejos que já costumam ser utilizados pelos produtores. A aplicação deve ser próxima à semeadura, no pré-plantio, no sulco ou pós-emergência, sendo que a dose recomendada é de 2,5 a 4 litros por hectare, dependendo do tipo de cultura.
Experimentos de campo, realizados pela Prada com agricultores e com instituições de pesquisa de diversas regiões do Brasil, nos últimos meses, comprovaram a eficiência do produto. Em lavouras de soja, por exemplo, a solução elevou a produtividade em mais de 10% perante as plantas testemunhas, assim como na cana-de-açúcar e no arroz. Já em pomares de maçã, considerando algumas das principais variedades cultivadas no país, obtivemos tanto melhoria na qualidade dos frutos, como também incremento no número de frutos por planta e no peso dos frutos, que foram aproximadamente 30% e 20% respectivamente.
Álex Drews, gerente técnico da Prada International, explica sobre a importância do solo na agricultura. Uma única colher de chá de solo, por exemplo, contém mais de 1 bilhão de bactérias e 1 milhão de fungos, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Além disso, 75% dos microrganismos estão adormecidos, o que reforça a necessidade de uso do superalimento PhycoTerra®.
“Os nossos solos antigamente tinham um equilíbrio natural entre as espécies e os microrganismos que ali habitavam. Com as práticas culturais modernas, e o cultivo em sucessão de culturas, temos visto que muitas bactérias, fungos, protozoários e mesmo nematóides foram suprimidos e o equilíbrio do solo foi quebrado. Com o PhycoTerra®, a Prada Internacional busca restabelecer a saúde e o equilíbrio original do solo, pois acreditamos que o futuro da agricultura sustentável esteja ligado justamente a isso. O solo é o nosso maior patrimônio”, explica Drews.
Além dos resultados de produtividade o PhycoTerra® também apresentou excelentes resultados nas BioAnálises , que agrega o componente biológico às análises de rotina de solos com quantificação das enzimas arilsulfatase, beta-glicosidase e fosfatase ácida. Essas enzimas funcionam como bioindicadores e ajudam a avaliar a saúde dos solos e atuam na ciclagem direta dos respectivos nutrientes: enxofre, carbono e fósforo. Os resultados em campos comparativos com a solução foram bem mais expressivos do que nas testemunhas.
“A análise de solo tem a mesma relação que um exame de sangue para um ser humano. Com ela, é possível detectar naquele momento qual a situação atual e como devemos manejá-lo. Se continuarmos fazendo mais do mesmo hoje, a gente não pode esperar um amanhã diferente”, afirma Lourenço Jr.
A Prada International foi fundada em 1999 e fornece ferramentas necessárias para a agricultura regenerativa, melhorando rendimento e qualidade, reconstruindo a saúde dos solos e contribuindo para um ambiente melhor para as pessoas e para o planeta. Para saber mais e adquirir o PhycoTerra®, basta entrar em contato com a Prada telefone: (44) 3262-0070, através do e-mail comercial@pradaag.com ou pelo site www.phycoterra.com