Fungo na manga
Publicado em 22/03/2010 08:18
e atualizado em 07/03/2020 17:31
Um fungo está ameaçando o cultivo de manga no sertão de Alagoas. Os agricultores buscam soluções para evitar o alastramento da doença.
José Luciano da Silva trabalha numa propriedade rural em Água Branca, no alto sertão de Alagoas. Uma das tarefas que ele mais gosta é cuidar de mangueira, mas uma doença está atacando e destruindo as fruteiras. A presença de folhas secas é o primeiro sinal de que a planta está infectada. Vários pés de manga espada apresentam os sintomas.
O engenheiro agrônomo Erikson Amorim da Secretaria Estadual de Agricultura explicou que os pés estão adoecendo por causa do ataque do fungo ceratocystis fimbriata, que age no interior da planta.
As condições climáticas da região também favorecem a proliferação do fungo. O município fica em uma área de altitude a quase 600 metros acima do nível do mar e é cercado por serras.
“O fungo adora umidade. Para combater fungo a melhor solução seria o sol. Há muitos galhos, o que dificulta a entrada do sol”, disse o agrônomo.
Segundo os especialistas, no período de um ano, árvores centenárias e sadias, depois de infectadas pelo fungo, ficam com os pés secos por completo e morrem. Foi o que aconteceu na propriedade de seu Antônio Nóia.
Para evitar que fungo destrua o plantio de manga na região o agrônomo sugere a introdução de variedades mais resistentes à doença e a recomendação importante é esterilizar a ferramenta usado no corte do galho antes e depois da poda para evitar que o material contamine outras árvores. Depois do corte, a orientação é aplicar a calda bordalesa sobre a área exposta, um fungicida à base de sulfato de cobre, água e cal virgem.
Depois da aplicação do fungicida, segundo o agrônomo, as folhas e galhos retirados das mangueiras devem ser queimados longe da área de plantio para evitar contaminação.
Fonte:
Globo Rural