Cebola/Cepea: Preços sobem em SC; qualidade se apresenta melhor em Lebon Régis

Publicado em 26/01/2024 14:19

Produtores de Ituporanga e Lebon Régis (SC) relataram que, durante esta semana (22 a 26/01), o mercado foi positivo para os produtores das localidades. Colaboradores do Hortifruti/Cepea apontam que as cebolas que estão sendo comercializadas em Ituporanga (SC) não estão com a qualidade boa, apresentando alta incidência de mofo-preto (Aspergillus), o que dificulta os manejos de pós-colheita da hortaliça, pois muitas vezes a cebola perde a capacidade de ser armazenada por longos períodos.

Mesmo com a qualidade inferior, o cenário de preços na região é satisfatório: produtores comercializaram sua produção a R$65,00/sc de 20 kg (cebola crioula), registrando aumento de 4% em relação à semana anterior. O cenário em Lebon Régis (SC) é bem mais positivo, com 70% das roças apresentando bulbos de extrema qualidade, e com boa procura pela hortaliça da região, onde os preços da semana foram de R$65,00/sc de 20 kg para a crioula, alta de 6%. A produção catarinense deve caminhar bem pelas próximas semanas, sem podridões nas roças, apenas destacando que, pela baixa incidência de luz nas lavouras, as cebolas podem apresentar calibres inferiores ao esperado. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de frutas brasileiras crescem em valor no primeiro semestre de 2024
Especialista afirma que irrigação em pomares de pecan garante qualidade e produtividade
Produtores goianos de melancia, melão e abóbora interessados em exportar seus produtos devem se cadastrar na Agrodefesa
Santa Catarina: Epagri disponibiliza para agricultores variedades de mandioca com desempenho produtivo acima da média
Do Grão à Barra #117 - Com cenário positivo para a expansão do cacau, FAEPA/SENAR foca na qualificação e orientação financeira dos produtores paraenses
Cenoura é o produto destaque da semana (29/07 a 02/08) na CEAGESP