Alface/Cepea: Altas temperaturas aceleram desenvolvimento da folhosa em Mogi das Cruzes

Publicado em 19/01/2024 15:01

Nesta semana (15 a 19/01), o verão no Sudeste está atípico, marcado por um tempo seco que interferiu nas roças de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP). Além disso, o clima quente acelera o ciclo da alface nas roças, elevando a oferta. Outros fatores, como a maior presença de pragas pela falta de chuva (prejudicando a qualidade) e retração do consumo, devido ao menor poder aquisitivo (influenciado pelos impostos e gastos de janeiro), também levaram à queda dos preços.

Assim, a crespa teve redução de 18,42% nesta semana em relação à passada e média de R$ 25,83/cx com 20 pés em Mogi das Cruzes. Já a americana em Ibiúna, mesmo com o calor excessivo, teve comportamento diferente, com redução da oferta diante da dificuldade de formação de cabeça. Com isso, registrou alta de 19,63% e valores ao redor de R$ 23,92/cx com 12 unidades. Para a próxima semana, espera-se pouca mudança no cenário da folhosa, com o mercado lento, tradicional do final de mês.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #61 - Escolha da embalagem errada nos hortifrutis pode acabar com todo o investimento em qualidade
Exportações de frutas brasileiras crescem em valor no primeiro semestre de 2024
Especialista afirma que irrigação em pomares de pecan garante qualidade e produtividade
Produtores goianos de melancia, melão e abóbora interessados em exportar seus produtos devem se cadastrar na Agrodefesa
Santa Catarina: Epagri disponibiliza para agricultores variedades de mandioca com desempenho produtivo acima da média
Do Grão à Barra #117 - Com cenário positivo para a expansão do cacau, FAEPA/SENAR foca na qualificação e orientação financeira dos produtores paraenses