Atual cenário da produção de cacau brasileira é discutido em reunião na Secretaria de Agricultura

Publicado em 20/12/2023 10:40
O encontro, que contou com a participação do presidente da ANPC, abordou as principais dificuldades da cadeia produtiva

Na última segunda-feira (18/12), o secretário executivo da Pasta, Edson Fernandes, recebeu em seu gabinete as líderes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Eunice Gutzeit e Vanuzia Lima Barroso. O encontro teve como objetivo apresentar o panorama atual da cacauicultura brasileira, que passa por dificuldades e busca apoio nas políticas públicas paulistas para alavancar o setor.

O Brasil perdeu status de maior produtor mundial em decorrência da praga “vassoura de bruxa”, que dizimou plantações na Bahia no fim da década de 80. Desde então, o setor nunca mais se recuperou.

De acordo com a presidente da ANPC, o setor produtivo do cacau encontra muitas dificuldades, principalmente para organizar a cadeia e desenvolver pesquisas que possam aproveitar todo o potencial da fruta. “O mercado é muito segmentado, focado na produção de chocolate, mas o cacau tem muito mais a oferecer. Precisamos de investimentos na área de tecnologia, para que o Brasil, volte a ser referência mundial”, afirma Eunice Gutzeit.

O secretário executivo, Edson Fernandes, se dispôs a contribuir com o setor cacaueiro encaminhando as proposições criadas pela ANPC aos setores. Além disso, serão promovidos encontros com os produtores de cacau, com objetivo de entender as suas principais dificuldades e estabelecer políticas públicas e pesquisas que promovam o crescimento do setor.

Fonte: ANPC,

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%