Cenoura/Cepea: Acúmulo de raízes na roça reflete em preços menores em MG

Publicado em 28/07/2023 12:46

As cotações da cenoura recuaram novamente nesta semana (24 a 28/07), na região produtora de São Gotardo (MG), com a caixa de 29 kg de “suja” vendida à média de R$ 59,00, redução de 9,20%. A desvalorização foi reflexo do mercado lento, que pode ser explicado pelas férias escolares e pelo período de final do mês. Assim, o acúmulo destas nas roças foi inevitável, refletindo em um aumento de oferta e, consequentemente, preços menores.

Por outro lado, a qualidade está boa: com as temperaturas mais baixas, as raízes comercializadas estão com melhor qualidade e dentro do padrão de comercialização “AAA”. As cenouras comercializadas ainda são da safra de verão, que está se aproximando da sua finalização (com aproximadamente 97% das áreas colhidas). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, é esperado que a colheita da temporada de inverno se inicie na primeira quinzena de agosto e, por enquanto, espera-se manutenção do cenário.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau