Cenoura/Cepea: Frio limita colheita e garante aumento dos preços em MG

Publicado em 16/06/2023 15:54

Nesta semana (12 a 16/06), as cotações da cenoura subiram na região produtora de São Gotardo (MG), com a caixa de 29 kg de “suja” vendida à média de R$ 60,00, alta de 20%. O aumento dos preços pode ser explicado pela redução da oferta na região, diante da frente fria que teve início no final da semana passada, desacelerando o desenvolvimento das cenouras e impedindo a colheita de algumas áreas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a oferta poderia ter ficado ainda menor, uma vez que nesta semana quase não houve colheita, mas as sobras de cenouras da semana passada garantiram disponibilidade. As cenouras submetidas ao frio ainda são da safra de verão, visto que as variedades de inverno serão colhidas apenas no final de julho. De qualquer forma, as baixas temperaturas não devem prejudicar a temporada de inverno, uma vez que as sementes são mais resistentes ao frio. Para as próximas semanas, o desenvolvimento ainda pode manter a oferta controlada diante das temperaturas baixas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau