Projeto aumenta interesse pelo cultivo de flores na região da Serra no Rio Grande do Sul

Publicado em 07/06/2023 09:24

Engajada no Projeto Flores para Todos com o cultivo de gladíolo e girassol de corte, a Escola Municipal Attílio Benedetti, da localidade de Capão da Herança, em Vacaria, sediou um Dia de Campo sobre Floricultura na tarde desta terça-feira (06/06). Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, agricultores e representantes de entidades do município, participaram da atividade, que também foi acompanhada pela prefeita em exercício de Vacaria, Clarice Brustolim, e teve estações técnicas e entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos, desenvolvido pela equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e parcerios.

Na ocasião, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, ressaltou a importância de se trabalhar mais a floricultura como uma atividade de diversificação das propriedades rurais. “Quase 80% das flores que nós consumimos são importadas, então nós temos um potencial enorme dentro das pequenas propriedades em todo o Estado para explorar essa atividade. Nós nos engajamos na 9ª etapa do projeto com três municípios da região no cultivo de flores, hoje estamos com 12 municípios e com potencial para expandir para muitos outros”, declarou Bonatto.

O coordenador do projeto, professor da UFSM Nereu Streck, relatou que o projeto está no 6º ano, na 11ª fase, tendo já alcançado mais de 300 famílias de agricultores e mais de 50 escolas do campo, oportunizando a produção de flores, a prospecção de clientes e negócios. “É um projeto empreendedor”, frisou. As espécies de flores trabalhadas pelo projeto são de baixo custo, facilidade de cultivo a céu aberto, ciclo curto e boa aceitação pelo mercado consumidor. Nas estações técnicas, o público pode conhecer mais sobre a produção de gladíolo de girassol de corte, desde o plantio até a colheita e a comercialização, com a composição de arranjos florais como forma de agregar valor à produção.

O evento foi realizado pela Equipe PhenoGlad, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Uergs, Prefeitura, Secretarias da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente e Escola Attílio Benedetti.

O projeto:

Desde o início, em 2018, até junho de 2023 (11ª fase), o Projeto Flores para Todos já alcançou 313 famílias rurais e 53 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF, de Norte a Sul do Brasil.

Os números da 11ª fase do Projeto Flores para Todos:

Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros;

Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios;

Statice: 22 produtores e 2 escolas em 21 municípios;

Dália: 6 produtores em 6 municípios;

Ornithogalum: 3 produtores em 3 municípios.

Fonte: Emater/RS-Ascar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau