Lideranças da fruticultura paulista visitam Secretaria de Agricultura e Abastecimento para tratar de demandas do setor

Publicado em 25/05/2023 14:38
Emissão de certificado fitossanitário do MAPA por meio do GEDAVE foi pauta inicial da reunião

Na manhã desta quinta-feira, 25, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, recebeu lideranças da fruticultura paulista na sede da Secretaria. A reunião teve como objeto a solicitação feita pela ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) que trata dos procedimentos para cadastro no Sistema Informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (GEDAVE) para emissão do Certificado Fitossanitário do MAPA, referente à exportação de frutos in natura.  A concretização da solicitação aumentará a rastreabilidade dos produtos e favorecerá a segurança sanitária para o envio a outros países. 

A reunião ainda tratou do enfrentamento do cancro cítrico no Estado. Propostas relacionadas à maior profissionalização do setor, até o controle mais rígido das autoridades sanitárias foram debatidas. O secretário, os produtores e os técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Marlon Peres e Alexandre Paloschi, discutiram alternativas para o combate da doença que prejudica a comercialização dos frutos e, consequentemente, o consumo. 

“O número de ocorrências tem caído mês a mês, é um sinal que estamos no caminho certo”, concluiu o secretário de Agricultura, Antonio Junqueira. 

A reunião contou com a presença do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura, José Luiz Fontes, o coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria Júnior, o diretor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal/CDA, Alexandre Palosch, o diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal/CDA, Marlon Peres, os diretores da Abrafrutas, Luiz Eduardo Raffaelli e Amrit Mohanani, o CEO da Brasfruit Comércio e Exportação, Haresh P. Mohanani, a diretora da Andrade Sun Farms Comércio e Exportação, Aline Andrade, e a diretora da Citrus Tree Comércio e Exportação, Graziela Maria Tagliari Van Ham. 

Fonte: Secretária Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau