Dia de campo marca lançamento do projeto de produção de goiaba enxertada do BRS Guaraçá

Publicado em 25/05/2023 08:35
Evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana

O Senar Alagoas marcou presença no dia de campo de lançamento do projeto de produção da goiaba enxertada no porta enxerto do BRS Guaraçá. Representando o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, o superintendente adjunto do Senar/AL, Anderson Soares, participou do evento na última terça-feira (16), realizado no Centro de Ciências Agrárias (CECA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana. Após a apresentação teórica do projeto, os participantes conheceram uma unidade demonstrativa com a cultivar Paluma, enxertada no porta enxerto de Guaraçá, que é resultante do cruzamento da goiabeira com araçazeiro.

O cruzamento gerou um material híbrido, que foi denominado Guaraçá, desenvolvido pelo pesquisador Carlos Antônio Fernandes, da Embrapa Semiárido, e uma equipe de estudantes de pós-graduação. O objetivo é controlar o nematóide da goiabeira, que chega a causar 100% de perdas de produção onde há a incidência desse patógeno.

Os resultados já são animadores em algumas propriedades, com produtividades que chegam a 40 toneladas de frutos por hectare em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio. Esse desempenho mostra a alta compatibilidade com a variedade Paluma, um material promissor para a região alagoana.

“No contexto da fruticultura, o Senar Alagoas atende atualmente mais de 1.300 propriedades por meio do seu programa de Assistência Técnica e Gerencial, bem como capacitamos produtores em cursos de fruticultura básica, fruticultura enxertia, fruticultura controle de pragas e doenças, industrialização de doces e processamento de polpas de frutas”, revela Anderson Soares.

“Com essa capilaridade, podemos ser parceiros da rota da fruticultura alagoana, auxiliando na escolha de produtores em potencial para montagem e acompanhamento de áreas demonstrativas, seleção de produtores e profissionais técnicos de campos para realização de dias de campos para difusão de conhecimentos e compartilhamento de informações”, completa.

O superintendente adjunto destaca ainda a parceria com a CARPIL, realizando treinamentos com seus cooperados, além de fornecer também Assistência Técnica e Gerencial.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau