Programa Cacau SP integra conhecimento e tecnologia

Publicado em 05/05/2023 15:25
O Estado de São Paulo se mostra cada vez mais inovador e sustentável no cenário rural

O Programa Cacau SP foi uma das novidades do estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento durante a Agrishow. O projeto visa adaptação, geração de renda, divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos.

A ideia do programa é trabalhar com o cultivo integrado de culturas. Essa prática otimiza o uso de recursos do solo, da água, da mão de obra, de máquinas e equipamentos. Diminuindo o risco econômico, por causa do cultivo simultâneo na mesma área de duas ou mais culturas. Além de permitir um melhor fluxo financeiro e aumento da rentabilidade da área implantada.

Em São Paulo, como principal linha de trabalho, foi escolhido o modelo de consorciamento de cacau e seringueira -- o qual inclui a bananeira para sombreamento das mudas de cacau e gera mais uma alternativa de renda.

“O cacau produzido em outras regiões, em épocas mais antigas, geralmente era feito na cabruca, que é na sombra da mata. Então, é um cacau menos produtivo. Sendo que aqui, a gente visa tecnologia, trazer mais sol para a cultura do cacau, o que faz elevar ainda mais a produção”, explicou o engenheiro agrônomo da Cati Regional de São José do Rio Preto, Fernando Miqueletti.

“Estamos na Agrishow, porque, ela traz uma visibilidade imensa. Com o programa estamos evoluindo e vários produtores estão aderindo ao sistema e até existe uma intenção de montar uma câmara do cacau dentro do governo de São Paulo”, finalizou.

Programa Cacau SP

Após intenso trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), é possível celebrar a evolução da área plantada com tecnologia e o aumento expressivo de produtores de diversas regiões interessados em investir na cacauicultura, que vem se firmando como alternativa viável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

Nasce, então, como um projeto, o agora Programa Cacau SP com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a SAA, por meio da CATI e dos institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC-MAPA) -- maior autoridade em cacauicultura das Américas, que visa permitir a instalação da cadeia produtiva de forma organizada no Planalto Paulista e também no Vale do Ribeira.

Fonte: CATI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau