Cenoura/Cepea: Ufa! Qualidade começa a se recuperar em MG

Publicado em 28/04/2023 13:57

Nesta semana (24 a 28/04), as cotações recuaram em São Gotardo (MG), e a cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 70,00/cx de 29 kg, variação negativa de 16,50%. O aumento da oferta e a baixa qualidade de algumas origens das raízes foram os fatores que causaram a queda dos preços. As chuvas no começo do ano ainda influenciam no desenvolvimento das cenouras em certas áreas, resultando em cenouras fracas e rachadas – devido ao longo período no solo.

Este cenário não ocorre em todos os canteiros da região, pois os que não foram afetados pelas precipitações, contam com raízes de boa qualidade. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a procura por raízes está baixa, o que pode ser explicada pelo final do mês. Para as próximas semanas, a expectativa é de aumento da oferta, uma vez que não há previsão de chuvas em São Gotardo no curto prazo.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau