Setor produtivo e governo debatem estratégias de fortalecimento da cacauicultura

Publicado em 06/04/2023 14:32
Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau se reuniu na quarta (5)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (5), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau para debater estratégias de fortalecimento do setor.

Segundo a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, que acompanhou os debates, um dos temas da reunião foi o panorama atual do monitoramento e contenção da disseminação da monilíase do cacaueiro no Brasil.

A Coordenação-Geral de Proteção de Plantas (CGPP) do Ministério da Agricultura informou que após ações conjuntas e com o apoio de várias instituições setoriais, o foco da doença no estado do Acre está bem controlado e apresenta baixo risco.

No entanto, no estado no Amazonas, na região da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), ainda há desafios para o controle efetivo da monilíase, principalmente relacionados à questão da infraestrutura e logística. Outro desafio é com relação à mão de obra para realização de tratos culturais para controle do foco da doença.

Durante a reunião, foi relatado pela diretoria da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) o envio de clones para testes de resistência à monilíase no Equador e na Costa Rica. O projeto tem como objetivo a seleção de plantas de cacaueiro resistentes a vassoura de bruxa e monilíase e futura disponibilização de plantas resistentes aos cacauicultores.

Outra pauta discutida no encontro foi o compartilhamento de informações sobre o passo a passo da fiscalização realizada pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) durante a importação de cacau no Porto de Ilhéus (BA).

A Coordenação de Fiscalização do Trânsito Regular do Vigiagro destacou o trabalho contínuo e transparente do departamento na inspeção das cargas que chegam ao porto, ressaltando que nos últimos anos não houve quaisquer ocorrências de pragas quarentenárias na importação de amêndoas de cacau.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau