Melão/Cepea: Exportações recuam em fevereiro

Publicado em 13/03/2023 16:19

Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em fevereiro. Tomando como base os dados da Secex, o volume embarcado neste período foi de 21 mil toneladas, diminuição de 33% em comparação com janeiro. Frente a fevereiro do ano passado, também houve queda, de 21%.

Essa redução dos envios, até em comparação com mesmo período da safra passada, se deve ao fim da colheita antecipado para fevereiro para boa parte dos produtores/exportadores do Rio Grande do Norte/Ceará – lembrando que deveria vir até março –, que reduziu a produção. Os principais destinos continuaram sendo os mesmos: a Espanha aparece em primeiro lugar, importando 36% do total exportado pelo Brasil, e Holanda e Reino Unido aparecem logo atrás, com 33% e 26%, respectivamente.

Na parcial da safra 2022/23 (agosto/22 a fevereiro/23), os envios totalizaram apenas 181 mil toneladas, queda de 32% frente às 231 mil toneladas do mesmo período da última temporada. Mesmo diante do recuo ocasionado pela menor área plantada, crise na Europa e problemáticas logísticas, a queda na receita foi de apenas 4%, já que a baixa oferta do velho continente, ao menos, garantiu maiores preços.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau