Cenoura/Cepea: Cenouras finas e mela preocupam produtores de MG

Publicado em 10/03/2023 14:38

Nesta semana (06 a 10/03), as cotações voltaram a subir na região produtora de São Gotardo (MG), com aumento de 12,5%. A cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 90,00/cx de 29 kg. A valorização continua sendo consequência da oferta reduzida, causada pelas fortes chuvas que ocorreram no momento de desenvolvimento das raízes.

Por conta do elevado índice pluviométrico, as cenouras não se desenvolveram adequadamente, crescendo com doenças (mela) e gerando muito descarte das raízes colhidas no momento. Além disso, sem luminosidade, o desenvolvimento é interrompido, ocasionando cenouras mais finas e com menor valor agregado. Por outro lado, o clima atual não preocupa os produtores, uma vez que durante o dia faz sol e as pancadas de chuva são localizadas e só aparecem no final da tarde. Para a próxima semana, os danos das chuvas de janeiro e fevereiro devem continuar afetando a oferta na região.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau