Cacau tem ajustes nos preços após preocupação com oferta global e altas expressivas

Publicado em 16/02/2023 09:39

O mercado futuro do cacau abriu as negociações desta quinta-feira (16) com desvalorização ténica para os principais contratos em Nova York. Na sessão anterior, o cacau teve um dia de alta diante da preocupação com a oferta da Costa do Marfim. 

"Os preços do cacau dispararam na quarta-feira com relatos de que alguns exportadores de cacau da Costa do Marfim estão perto de inadimplir seus contratos devido à falta de grãos de cacau, com algumas estimativas de escassez de até 150.000 toneladas", destacou análise do site internacional Barchart. 

Segundo análise do "Mercado do Cacau", a preocupação com déficit global de produção e a falta de disponibilidade de cacau na África para atender compromissos de exportação tem provocado forte corrida nos preços do produto nas últimas sessões.

Além disso, a expectativa de demanda aquecida com a queda na inflação e taxas de juros também dão suporte aos preços. As condições climáticas, que pressionaram as cotações nas últimas semanas, também apresentaram mudanças. O tempo está mais seco e quente em importantes áreas de produção da África, o que no longo prazo pode trazer impactos negativos na produtividade do próximo ciclo. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau