Cenoura/Cepea: Chuva retorna e causa mela em MG

Publicado em 10/02/2023 15:11

Nesta semana (06 a 10/02), as cotações voltaram a subir na região produtora de São Gotardo (MG), com aumento de 13,60%. Após duas semanas consecutivas de leve redução, a cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 50,00/cx de 29 kg. A valorização pode ser explicada pela redução da oferta após o retorno das chuvas, que dificultaram a entrada do maquinário nas terras e prejudicaram a colheita.

A qualidade das raízes também será afetada pois, sem luminosidade, o desenvolvimento é interrompido, ocasionando cenouras mais finas e com menor valor agregado. Além disso, a ocorrência de mela ainda preocupa os produtores e, com o retorno das chuvas, a propagação da doença se elevou. Pela primeira vez no ano, houve a venda de cenouras para a Bahia nesta semana, melhorando o escoamento de São Gotardo. Para a próxima semana, caso as chuvas continuem, a colheita pode permanecer comprometida.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau