Cenoura/Cepea: Pausa nas chuvas eleva oferta e desvaloriza raiz mineira

Publicado em 27/01/2023 13:48

Nesta semana (23 a 27/01), as cotações caíram na região produtora de São Gotardo (MG). A cenoura “suja” foi comercializada a média de R$ 45,00/cx de 29 kg, redução de 10% frente a semana anterior. O recuo dos preços pode ser explicado pelo aumento da oferta, uma vez que a diminuição das chuvas em MG facilitou a colheita das áreas. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as precipitações estão mais espaçadas e não ocorre um volume significativo desde sábado (21/01).

A mela na região está controlada, devido aos tratamentos fitossanitários e justamente pelo clima mais favorável nos últimos dias, reduzindo os descartes por conta da doença. A qualidade das raízes no processo de pós-colheita, por sua vez, pode variar de acordo com a logística: o transporte para os principais clientes é refrigerado, garantindo a qualidade. Por outro lado, para àqueles que detêm de estrutura de cadeia de frio mas não usam propriamente para a cenoura, como a Ceagesp, a sanidade das raízes pode ser comprometida ao chegar no consumidor. Quanto ao escoamento, houve uma diminuição das vendas devido ao período de final de mês e a redução do poder de compra do brasileiro. Para as próximas semanas, há previsão de que as chuvas retornem, segundo a Climatempo, e os problemas na produção podem voltar a ocorrer.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau