Cenoura/Cepea: 2023 se inicia com preços altos

Publicado em 13/01/2023 13:44

Nesta semana (09 a 13/01), as cotações tiveram aumento expressivo na região produtora de São Gotardo (MG). A cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 50,00/cx de 29 kg, aumento de 25% frente à semana anterior. A valorização, que vem ocorrendo desde a última semana de dezembro, é justificada pela baixa oferta, reflexo das constantes chuvas na região. Com o elevado índice pluviométrico, produtores com menor nível tecnológico não conseguem colher, enquanto aqueles que detém maior tecnologia garantem a colheita, mesmo enfrentando dificuldades.

Além disso, as chuvas atingiram raízes que estavam em seu primeiro estágio de crescimento, o que preocupa os produtores quanto ao seu desenvolvimento futuro e possíveis descartes da produção durante a safra de verão. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, as doenças estão controladas, devido ao tratamento para o controle da mela, garantindo uma boa qualidade. Para as próximas semanas, as chuvas devem continuar preocupando os produtores e a oferta pode cair ainda mais, refletindo positivamente nos preços.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau