Conab atualiza custo de produção do açaí em Limoeiro do Ajuru, no Pará

Publicado em 22/12/2022 12:58

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam esta semana operações de coleta de dados que servirão de base para os cálculos do custo de produção de açaí, no município de Limoeiro do Ajuru, no Pará.

O objetivo é apurar os coeficientes técnicos, os preços de mão de obra e os insumos utilizados nas atividades de extração do produto. Os painéis contam com a participação de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e órgãos de pesquisa. 

O custo de produção  é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas, que gera informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Sociobiodiversidade – O açaí integra a lista de 17 produtos extrativistas cujos preços são atualmente garantidos pela PGPM-Bio. Um dos objetivos da Política é fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuindo com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau