Banana/Cepea: Exportações brasileiras recuam na parcial do ano

Publicado em 06/12/2022 15:14

As exportações brasileiras de banana caíram na parcial do ano (janeiro a novembro). Segundo a Secex, o volume embarcado foi de apenas 78 mil toneladas no período, queda de 22% frente ao mesmo do ano passado. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que o ocorrido se deve à baixa oferta nacional (associada aos problemas climáticos dos últimos anos e à redução do investimento em tratos culturais pela alta do custo de produção) e aos problemas logísticos.

Porém, a receita arrecadada com as exportações somou quase US$ 35 milhões (FOB) entre janeiro e novembro de 2022, alta de 2% frente ao mesmo período do ano passado, ainda de acordo com a Secex. Houve influência, aqui, do Mercosul, onde os preços de comercialização aumentaram (sobretudo no primeiro semestre), já que a oferta de banana no bloco esteve restrita – alguns fornecedores, como Paraguai, Bolívia e Colômbia lidaram com restrições climáticas, problemas político-econômicos e impasses fitossanitários. Agora, com a crise econômica no Mercosul, o cenário das cotações é mais limitante.

Como expectativa para o último mês do ano, espera-se que dezembro ainda seja marcado por baixas exportações brasileiras de banana, diante da oferta nacional restrita.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau