Uva/Cepea: Chuvas seguem recorrentes no Vale

Publicado em 02/12/2022 16:38

Por mais um ano, as chuvas estão mais frequentes no último trimestre do Vale do São Francisco (PE/BA). Nesta semana, colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram dias de altas precipitações, que podem ter superado os 150 mm em dois dias. Segundo a Climatempo, a chuva acumulada de novembro superou em 265% a média histórica para o período.

Com isso, o cenário é de restrições na colheita, tendo em vista que viticultores estão preferindo não colher a fruta úmida, pois os riscos de podridão da baga aumentam. Vale lembrar que, com as precipitações recorrentes, a incidência de míldio e oídio deve se intensificar, aumentando os custos de produção com pulverizações preventivas. Nesta semana (28/11 a 02/12), com a diminuição da oferta interna, a branca sem semente foi comercializada a R$ 11,00/kg, alta de 5,80% em relação à semana anterior. Ainda segundo a Climatempo, ainda deve chover no fim de semana, mas a umidade deve diminuir a partir de segunda-feira, 05.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau