Primeiro Simpósio da Mandiocultura Baiana é realizado em Itamaraju

Publicado em 11/11/2022 10:48

Com intuito de difundir conhecimento mercadológico, levando aperfeiçoamento e atualização aos produtores rurais, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural juntamente a Prefeitura de Itamaraju realizaram o primeiro Simpósio da Mandiocultura Baiana na região.

“A importância desse simpósio é estruturar a produção, estruturar a cadeia, levar informação, integrar, para que a cadeia produtiva como um todo ofereça mais oportunidades” ressalta Helton Fleck, pesquisador de Embrapa Mandioca e Fruticultura. 

O Simpósio ocorreu na terça-feira (08) às 08h, na FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, em Itamaraju-BA, voltado à cultura da mandioca. Foi um dia repleto de programações, contando com diversas  palestras informativas sobre a mandiocultura.

“Hoje é o primeiro Simpósio da Mandiocultura Baiana realizado no município de Itamaraju, esta ação é muito importante para colaborar na rentabilidade do produtor, se fixando assim no campo” diz o prefeito de Itamaraju, Marcelo Argenica. 

O evento também contou com dois painéis de discussão, “Material de plantio” mediado por Jelly Viviane Ribeiro; e “Financiamento e Mercado” mediado por Araildes Martins Ribeiro. Durante o Simpósio houve cursos com a Cozinha Show, realizados por estudantes de gastronomia, Feira de Exposição dos produtores locais com subprodutos de mandioca, e encerramento com Noite Cultural (Voz e Violão).

Jelly Viviane Ribeiro, Coordenadora de projetos e articulação de parcerias do escritório de projetos da Suzano Bahia, ressalta a necessidade de iniciativas como estas para a região, “Fazer estas demonstrações de tecnologias, e mostrar o que os produtores podem fazer para aumentar a produtividade é de suma importância para a expansão da cadeia local”. 

“Tudo foi pensado e organizado para que nossos agricultores pudessem melhorar seus conhecimentos e consciência da produção de mandioca.”  diz Araildes Martins Ribeiro, Agente de Desenvolvimento da Superintendência do Banco do Nordeste.

“Trazer conhecimento, novas técnicas através de palestras e discussão sobre a cadeia da mandioca a nós produtores, sem dúvidas enriquece muito no nosso dia a dia, agradeço a iniciativa” conclui Jonatas Nogueira Soares, produtor rural local e integrante da Associação São Francisco. 

O I Simpósio da Mandiocultura Baiana, tem como realização a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itamaraju, juntamente a Prefeitura de Itamaraju, com apoio da Embrapa, patrocinado pela Suzano e Banco do Nordeste, com a organização do Instituto Ampliê.

Fonte: Instituto Ampliê

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem