Batata/Cepea: Custo de produção da batata à indústria de pré-fruta (palito)

Publicado em 18/10/2022 16:06 e atualizado em 26/10/2022 17:28

Pelo quarto ano, a equipe Hortifruti Brasil reuniu-se, no dia 13 de setembro de 2022, com fornecedores, indústria local e técnicos envolvidos na produção de batata destinada à indústria de pré-frita congelada (palito). Os estudos anteriores foram realizados em 2017, 2019 e 2020, sempre referentes às safras do ano anterior. Em 2022, além do levantamento referente à temporada 2021, foi realizado também um estudo parcial da safra corrente (2022). A apuração é realizada para a região do Cerrado Mineiro, onde se concentra quase toda a produção dessa indústria. O portfólio de cultivares utilizadas pela processadora vem aumentando, mas a asterix ainda é bem representativa e, por isso, continua representando os custos do segmento.

A referência é a safra de inverno, visto que a maior parte da produção para a indústria se concentra nesse período, que é quando se consegue obter as melhores produtividades e qualidade da batata. Grande parte dos participantes, inclusive, atende à indústria somente nessa época.

A escala da fazenda típica estudada se manteve frente à apuração anterior, referente à temporada 2019, e é representada por uma área de 350 hectares. Apesar da escala se manter, a área demandada pela indústria sobe de forma robusta a cada ano. No geral, o fornecedor de batata para indústria tem grande escala de produção e continua com um portfólio diversificado de atividades agropecuárias – em alguns casos, há produção de batata para a mesa. É importante ressaltar que nem todos os fornecedores de batata para indústria são produtores típicos do tubérculo para mesa.

A maior parte do inventário de máquinas utilizado para a produção de batata para a indústria também é usada para as outras atividades. Portanto, na composição do inventário, foi considerado o percentual de uso de cada item para a produção de batata destinada à indústria.

A safra de inverno 2021 teve produtividade média ponderada por fornecedor de 1.632 sacas de batata de 25 kg por hectare. Para a temporada 2022, é esperado um incremento de 4,2% no rendimento médio, chegando a 1.700 sacas. Em geral, produtores fornecem a batata já lavada para a indústria e transportadas a granel, em caçambas. A colheita é mecanizada e, para esta pesquisa, foi considerado o transporte terceirizado. A lista do inventário de máquinas e implementos se mantém o mesmo desde 2019.

Para ver as planilhas de custo de produção e toda a análise dos dados, leia a edição de outubro da Revista Hortifruti Brasil clicando aqui.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de frutas brasileiras crescem em valor no primeiro semestre de 2024
Especialista afirma que irrigação em pomares de pecan garante qualidade e produtividade
Produtores goianos de melancia, melão e abóbora interessados em exportar seus produtos devem se cadastrar na Agrodefesa
Santa Catarina: Epagri disponibiliza para agricultores variedades de mandioca com desempenho produtivo acima da média
Do Grão à Barra #117 - Com cenário positivo para a expansão do cacau, FAEPA/SENAR foca na qualificação e orientação financeira dos produtores paraenses
Cenoura é o produto destaque da semana (29/07 a 02/08) na CEAGESP