Produção de pequenas frutas cresce em Monte Alegre dos Campos e produtores terão encontro
No dia 21 de junho, Monte Alegre dos Campos realiza o 2º Encontro dos Produtores de Pequenas Frutas, no salão comunitário da Capela Nossa Senhora do Carmo. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Grupo Rizzoto.
A programação inicia às 8h30 e terá palestras com profissionais das entidades promotoras sobre o manejo das culturas da amora, framboesa e morango, mercado de pequenas frutas e boas práticas de colheita. À tarde as atividades serão a campo, com visitas a duas propriedades que têm produção de amora, framboesa e morango. Os interessados devem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, pelo fone (54) 3612-1002 ou WhatsApp (54) 9 9684-2126.
Crescimento da produção
O extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Eduardo Pagot, explica que a partir do 1º Encontro Municipal dos Produtores de Pequenas Frutas de Monte Alegre dos Campos, realizado em 2019, foi feito o cadastramento dos produtores que já desenvolviam algum cultivo de pequenas frutas e cresceu a demanda por orientação técnica e elaboração de projetos para investimento, principalmente para o cultivo de morango fora do solo e amora. Isso culminou no lançamento, em 2021, do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo de Pequenas Frutas, que compreende o incentivo ao cultivo de amora, framboesa, mirtilo e morango e à produção orgânica, subsídios do município em horas/máquina e transporte de corretivos e fertilizantes, assistência técnica na implantação e manejo das culturas, bem como no planejamento, organização da colheita, logística, comercialização e facilitação do crédito para investimentos (Pronaf e empresa compradora).
Desde então houve um avanço no cultivo. Na safra 2019/20, o município possuía 2,20 hectares de amora, 1,24 de framboesa, 0,55 de mirtilo e 1,53 hectares de morango. Para a safra 2022/23, serão 34,42 hectares de amora, 5,88 de framboesa, 2,35 de mirtilo e 8,53 de morango. Além da expansão da área de cultivo, que possibilita a diversificação da produção e da renda, o projeto apresenta resultados sociais como o envolvimento de 137 famílias na produção de pequenas frutas. Entre elas estão 35 famílias em situação de vulnerabilidade social, que fazem parte do plano socioassistencial desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no município e tiveram a sua inclusão social e produtiva, além de 30 mulheres e vários jovens.