Preços de insumos utilizados no cultivo de abacaxi e cacau são atualizados no Pará
Os preços pagos pelos produtores nos insumos utilizados nos cultivos de abacaxi e cacau no estado do Pará estão atualizados. Os trabalhos, realizados por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nas regiões produtoras dos municípios de Conceição do Araguaia (abacaxi) e Medicilândia (cacau), foram concluídos nessa semana.
O levantamento teve início em março e traz dados referentes aos valores que o produtor paga às revendas de insumos, como mudas e sementes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, fertilizantes, ferramentas e utensílios de trabalho.
Os preços coletados pela Companhia compõem os cálculos dos custos de produção, que visam subsidiar diversos programas e políticas do governo federal em apoio à produção, como o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os valores são também utilizados em estudos e como fonte de informação para decisões administrativas e operacionais de entidades públicas voltadas para a garantia de renda dos produtores e para a segurança alimentar.
A busca pelos custos atualizados pode ser realizada pelo Portal de Informações Agropecuária a partir de parâmetros como produto, safra, tecnologia de produção, assim como ano de referência, estado, município e outras comparações de produtividade e custos variáveis. As planilhas de custos de produção também estão disponíveis no site da Companhia.