Preços de insumos utilizados no cultivo de abacaxi e cacau são atualizados no Pará

Publicado em 06/04/2022 10:10 e atualizado em 06/04/2022 11:31

Os preços pagos pelos produtores nos insumos utilizados nos cultivos de abacaxi e cacau no estado do Pará estão atualizados. Os trabalhos, realizados por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nas regiões produtoras dos municípios de Conceição do Araguaia (abacaxi) e Medicilândia (cacau), foram concluídos nessa semana.

O levantamento teve início em março e traz dados referentes aos valores que o produtor paga às revendas de insumos, como mudas e sementes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, fertilizantes, ferramentas e utensílios de trabalho.

Os preços coletados pela Companhia compõem os cálculos dos custos de produção, que visam subsidiar diversos programas e políticas do governo federal em apoio à produção, como o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os valores são também utilizados em estudos e como fonte de informação para decisões administrativas e operacionais de entidades públicas voltadas para a garantia de renda dos produtores e para a segurança alimentar.

A busca pelos custos atualizados pode ser realizada pelo Portal de Informações Agropecuária a partir de parâmetros como produto, safra, tecnologia de produção, assim como ano de referência, estado, município e outras comparações de produtividade e custos variáveis. As planilhas de custos de produção também estão disponíveis no site da Companhia

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined