Hortifruti/Cepea: Fortes chuvas atingem regiões brasileiras

Publicado em 31/05/2021 15:30

O clima chuvoso causou estragos em diversas cidades brasileiras neste fim de semana. Enquanto alguns estados do Sudeste e cidades do Sul foram atingidos por fortes chuvas com granizo, localidades de Santa Catarina registraram até a passagem de um tornado.

Segundo a Climatempo, o granizo ocorreu na tarde de domingo (30), nas cidades de Jundiaí, Araras, Vale do Paraíba, Santos, São Vicente e Cubatão, em São Paulo, além de algumas localidades do Rio de Janeiro e Sul de Minas. O fenômeno foi ocasionado pela passagem de uma frente fria pelo estado paulista, gerando um choque térmico nestas regiões, que estavam com a atmosfera quente.

Em Santa Catarina, por sua vez, fortes chuvas, ventos e granizo foram registrados na madrugada de sábado (29), após a chegada de uma frente fria. Ainda, no centro-oeste do estado, foi confirmada a ocorrência de um tornado com rajadas de vento superiores a 120 km/h, o qual gerou estragos em imóveis, estruturas e veículos na região de Campos Novos, também conforme a Climatempo.

Ainda não há informações concretas sobre perdas ou danos nas roças de frutas e hortaliças destas regiões, mas a equipe Hortifruti/Cepea segue acompanhando o cenário e atualizações serão publicadas no decorrer desta semana.

Leia Mais:

+ Granizo atinge lavouras de milho, citrus e café: Safrinha no MS sofre os maiores impactos

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #97 -  Há oportunidades para expandir a produção de pitaya no Brasil HORTI RESENHA #97 - Há oportunidades para expandir a produção de pitaya no Brasil
Agricultor do Centro-Oeste mineiro se destaca na bananicultura Agricultor do Centro-Oeste mineiro se destaca na bananicultura
Preços do cacau sobem com dados de moagem mais fortes do que o esperado
Mercado global de cacau enfrenta consequências de déficit prolongado e alta volatilidade
Defensivos agrícolas garantem recuperação da produção do cacau e combate à vassoura-de-bruxa
O aspirante a rei do cacau do Brasil pretende revolucionar a indústria com uma fazenda gigante