Tomate/Cepea: Safra de inverno se inicia com alta dos preços

Publicado em 28/04/2021 11:26

Apesar das restrições de circulação de pessoas impostas para o controle da pandemia no Brasil, que limitam o comércio de HFs, o mês de abril tem sido marcado por melhores preços do tomate aos produtores, se comparados a março. Este cenário se dá, principalmente, pela menor oferta do produto, por conta da desaceleração da safra de verão e início ainda lento da temporada de inverno. Assim, a valorização frente a março, na parcial do mês (até o dia 27/04), é de 27%, à média de R$ 34,02/cx (ponderado por classificação) – o valor também está 19% acima dos custos de produção, que registram média de R$ 28,53/cx.

Ainda que a oferta esteja aumentando gradualmente nas lavouras de inverno, por conta da entrada de mais áreas em período de colheita, a maturação dos frutos segue controlada, devido às temperaturas amenas. Neste mês, Araguari (MG), Pimentas (MG), Paty do Alferes (RJ), Sumaré (SP) e Mogi Guaçu (SP) iniciaram a colheita de inverno.

No geral, nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, as expectativas de produção são positivas, principalmente devido ao clima propício (ameno e seco). Assim, os tomates estão com boa qualidade e, em sua maioria, graúdos e sem defeitos decorrentes de problemas fitossanitários – os quais seguem controlados na maior parte das áreas, tanto em termos de pragas quanto de doenças, sendo registrados apenas alguns focos, contidos por eficiente controle.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA discute demandas da fruticultura
Turquia: o país que está em dois continentes tem várias semelhanças com o Brasil no cultivo de tomates
SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais
Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva
Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa
Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia
undefined