Hortifruti/Cepea: Estado de SP retoma medidas mais restritivas da quarentena
Devido aos recordes diários de casos e de mortes decorrentes da covid-19 no País, todos os municípios paulistas devem regredir à fase mais restritiva da quarentena do Plano São Paulo, conforme decreto do governo estadual. As medidas da fase vermelha, que permite apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais, passam a valer no próximo sábado, 06, se estendendo até 19 de março. Outros estados, como Paraná, Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais, também têm adotado medidas mais rígidas nos últimos dias.
Isso significa que bares e restaurantes, importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças, manterão novamente suas atividades presenciais suspensas até o fim da restrição (somente delivery é permitido) – cenário que prejudica principalmente a saída de hortifrútis "fora do padrão", bastante demandados pelo food service. Além disso, a menor circulação de pessoas costuma prejudicar as vendas de HFs mais perecíveis, devido à redução das idas às compras. Um alento ao mercado de HF, por outro lado, é que as escolas estaduais e municipais, bem como os varejos de menor escala (feiras livres e outros), poderão operar normalmente no período, embora com capacidade reduzida.
Vale lembrar que a cadeia de abastecimento de HF continuou ativa durante as fases mais restritivas desde o início da quarentena, em março de 2020, apesar das dificuldades logísticas. Mesmo assim, foram os supermercados e hipermercados, especialmente, que sentiram menos os impactos da queda nas vendas durante a pandemia de covid-19 no Brasil.
As atualizações sobre os impactos da quarentena no mercado brasileiro de HF serão publicadas no site da HF Brasil nos próximos dias. Fique de olho e se cuide!