Buscando por alternativas de vendas, produtores criam a Agrofeira Delivery

Publicado em 02/04/2020 11:43

Os pequenos produtores rurais seguem buscando por alternativas para sobreviver durante a pandemia do Coronavírus e também evitar que o abastecimento da população seja duramente afetado pela suspensão de feiras livres e também com possíveis impactos na logística neste momento de crise. Visando ajudar e encontrar soluções para a produção familiar, a Associação Tecnólogo em Agronegócio (ATAG) criou a Agrofeira Delivery na região de Mogi das Cruzes/SP. 

“Os pequenos agricultores estão entre aqueles que mais necessitam de soluções urgentes e efetivas para seus negócios. Com o fechamento dos restaurantes, cancelamentos de eventos sociais e a suspensão das feiras livres, o escoamento de hortaliças e flores se tornou mais difícil. Como se trata de produtos de alta perecibilidade, muitos estão enfrentando grandes perdas”, explica Márcia Magella, presidente da ATAG.

A nova proposta de venda começou a ser colocada em prática nesta semana e, segundo Márcia, apesar das atividades ainda estarem tímidas, muitos consumidores já se interessam e entram em contato para receber o alimento em casa, garantido a segurança necessária neste momento. Caso os retornos sejam positivos a ideia é levar o projeto adiante, mesmo quando a situação de abastecimento for normalizada em todo o país. Márcia destaca que os prejuízos registrados até o momento na região ainda estão sendo contabilizado. 


Entre as variedades oferecidas estão cogumelos, flores, frutas, mel e hortaliças em geral. O projeto tem o apoio da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, pois a entidade foi criada em 2019 por ex-alunos formados no curso de Tecnologia em Agronegócio. Segundo o professor Elias Ribeiro de Castro, coordenador do Curso da Fatec, “O projeto é fundamental para atenuar a situação vivenciada pelos pequenos produtores, e oferecer uma alternativa de abastecimento para o consumidor que está em quarentena”. A ação está sendo divulgada em grupos de WhatsApp e na página oficial da Associação de Tecnólogos em Agronegócio no Facebook.

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações
undefined