Melão: Agosto é marcado pelo início das exportações

Publicado em 12/09/2019 14:44

Agosto foi marcado pelo início das exportações brasileiras de melão, mas com atraso por parte de alguns produtores do Rio Grande do Norte/Ceará. O cenário esteve relacionado às maiores dificuldades nas negociações dos contratos internacionais neste ano (já que importadores temiam que a elevada oferta do ano passado se repetisse).

Além disso, houve receio de parte dos produtores em cultivar a fruta com chuvas atípicas na região, que se estenderam até meados de junho e julho. Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), em agosto/19, o volume embarcado de melão foi de apenas 4,27 mil toneladas, valor 6% inferior ao do mesmo mês de 2018 – que já havia sido marcado por grande redução do volume, por conta da alta oferta na Europa.

Para os próximos meses, contudo, a expectativa é de bons embarques internacionais. Como o mercado interno continua enfraquecido e o dólar valorizado, a tendência é de que os produtores do Rio Grande do Norte/Ceará priorizem o mercado externo nesta campanha – com quase 90% de algumas produções sendo destinada às exportações.

Além disso, os custos estimados de produção têm aumentado há anos (devido às embalagens, insumos agrícolas e frete), o que torna o comércio nacional cada vez menos atrativo, de acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea.

Vale ressaltar que, além dos embarques para a Europa – que devem ser favoráveis nos próximos meses, devido à expectativa de não sobreposição entre a campanha espanhola e brasileira –, o melão brasileiro tem ganhado participação em outros mercados internacionais, como países do Oriente Médio e Ásia. Em agosto/19, os envios aumentaram 35% para estes destinos.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined