Com apoio do Sistema CNA, Roraima retoma comercialização de frutas

Publicado em 11/09/2019 15:17

Com apoio do Sistema CNA, Roraima retomou a permissão para comercializar frutas com outros estados e para exportar. A decisão foi comunicada através da Resolução nº 8, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O estado havia sido proibido de comercializar seus produtos devido ao aparecimento da mosca da carambola na sua área. Depois de reuniões de sensibilização e apoio às medidas de monitoramento e controle entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr), o Governo de Roraima e o Mapa, o Governo Federal descontigenciou recursos destinados à defesa vegetal.

“Com a liberação desses recursos, o estado pode reforçar as ações de defesa e os técnicos puderam fazer novas análises e comprovar que o estado está apto a vender as suas frutas livre da infestação da mosca da carambola novamente. O apoio da CNA foi decisivo para que isso acontecesse e as ações fossem executadas”, disse o assessor técnico da CNA, Eduardo Caldas.

Segundo ele, o estado estava registrando prejuízos porque o principal mercado comprador das suas frutas é Manaus (Amazonas). Além disso, os fruticultores de Roraima estavam perdendo renda com a queda do preço interno dos produtos. Com as novas medidas de defesa, o estado está apto a retomar o mercado.

“Economicamente a reabertura é muito importante, pois reestabelece os canais de comercialização que existiam antes da proibição do trânsito”, afirmou o assessor técnico da CNA.

Com intuito educativo e de forma a colaborar com as ações de defesa fitossanitária, o Sistema CNA tem realizado ações educativas, que inclui um vídeo explicativo sobre a importância do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e das medidas preventivas para o combate à mosca.

A liberação é uma sinalização positiva para a fruticultura de Roraima, que está construindo o Plano Estadual de Desenvolvimento da Fruticultura. Entre os objetivos da iniciativa estão previstas medidas conjuntas para melhorar a fiscalização fitossanitária na região.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined