Melão: Oferta aumenta, mas demanda não reage

Publicado em 09/08/2019 16:52 e atualizado em 09/08/2019 17:53

As cotações do melão amarelo no Rio Grande do Norte/Ceará registraram leve redução nesta semana (5 a 9/08) em função do aumento gradual da oferta (decorrente do início da safra principal) ser acompanhado pela demanda controlada até o momento.

Apesar do início do mês, as compras realizadas por atacadistas e redes de varejo se mantiveram baixas, principalmente no Sul e no Sudeste – principais regiões consumidoras e que apresentam temperaturas mais amenas durante o inverno. Dessa forma, o amarelo tipos 6 e 7 registrou média de R$ 21,25/cx de 13 kg, desvalorização de 1% frente à semana passada. Na mesma comparação, observou-se redução de 4% para os tipos 11 e 12, por conta da menor procura por frutas de baixo calibre.

Já no Vale do São Francisco (PE/BA), a comercialização continua sendo a granel para Norte e Nordeste. De acordo com consultas realizadas pelo Hortifruti/Cepea, a região passa por considerável variação do preço entre produtores, o que ocorre principalmente em função dos diferentes níveis de tecnificação entre eles. A maior parte dos produtores do Vale ainda realiza cultivos com sementes F2, o que impacta em qualidade e, consequentemente, nas cotações. Produtores que conseguem investir em sementes F1 acabam tendo um produto final de maior valor agregado. O amarelo obteve cotação de R$ 0,75/kg, valor 22% superior nesta semana.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined