Melão: Safra principal se encerra no Vale

Publicado em 08/08/2019 09:24

A safra principal de melão, que se iniciou em abril, foi finalizada no Vale do São Francisco (BA/PE) em julho. A partir de agora, o mercado nacional será majoritariamente abastecido pelo Rio Grande do Norte/Ceará, com poucos produtores ainda ofertando a fruta na praça baiana/pernambucana.

De modo geral, a campanha principal do Vale foi marcada por bons preços. Mas, ao mesmo tempo, os custos estimados de produção também subiram, limitando a rentabilidade (quando comparado à safra passada). Entre abril e julho/19, o amarelo a granel foi vendido na média de R$ 1,35/kg na região, valor 31% maior que o do mesmo período de 2018 e 80% superior ao mínimo estimado por produtores para cobrir os gastos da produção – no ano passado, este valor havia ultrapassado em 110%.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os maiores preços do melão estiveram relacionados à menor produção no período – enquanto houve queda de produtividade no Vale, devido às chuvas mais frequentes neste ano, a produção da entressafra do RN/CE também foi inferior, já que as precipitações recorrentes desestimularam o cultivo na região. Por outro lado, os maiores volumes de chuva culminaram em investimentos em defensivos agrícolas, principalmente em fungicidas – o que aumentou o custo de produção, que já estava se elevando desde o segundo semestre/18, por conta do frete e do dólar.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined