Cebola: Cotação atinge preço recorde desde 2015 no Cerrado

Publicado em 02/08/2019 11:54

O Cerrado continua sendo a região destaque nesta temporada, já que é a praça que está conseguindo disponibilizar maior volume de hortaliças. As vendas estão aquecidas: 100% da produção está sendo absorvida pelo mercado, devido à falta de oferta nacional.

Tanto na praça de Santa Juliana (MG) quanto na de Cristalina (GO), a qualidade dos bulbos é boa e a produtividade também está melhor. O volume pode se reduzir ainda mais próximas semanas, devido à alta liquidez do mercado, voltando a crescer por volta do dia 15 de agosto.

Desde julho de 2015 os preços não alcançam valores tão altos: produtores goianos receberam pela caixa 3 beneficiada, em média, R$ 77,33/sc de 20 kg nesta semana (29/07 a 02/08). Frente à semana passada, a alta foi de 19%.

Nas regiões produtoras de São Paulo, o ritmo de colheita de cebola se intensificou, a fim de aproveitar os bons preços. Nesta semana, a intensidade do trabalho nas roças paulistas foi ainda maior em comparação às anteriores, pois há previsão de chuva na região desta sexta (02/08) até a próxima segunda (05/08). Assim, deverá ocorrer redução do volume para a próxima semana.

Apesar de a qualidade estar satisfatória do ponto de vista fitossanitário, os bulbos continuaram sendo colhidos verdes (não curados) na maioria das roças. 

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doma racional de cavalos, produção de chocolates Tree-to-Bar e o universo dos cafés especiais se unem nos trabalhos do sítio Baobácacau
Artigo/Cepea: Dinâmica e desafios na cadeia agroindustrial da mandioca brasileira
CEAGESP: Batata-doce rosada é o produto destaque da semana (26 a 30/08)
Batata/Cepea: Colheita normaliza e preços recuam
Produção de tomate cresce em São Paulo mesmo com período de seca
Manga/Cepea: Preços de palmer e tommy recuam