Cenoura: Com maior rendimento, preços continuam caindo em MG

Publicado em 02/08/2019 11:46

A oferta de cenouras em São Gotardo (MG) segue aumentando com a maior produtividade, pressionando as cotações. Nesta semana (29/07 a 02/08), os preços caíram pela sexta vez consecutiva: a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida a R$ 30,14, valor 6,3% mais baixo do que o observado na passada. Com o clima frio e seco, a porcentagem de descarte é baixa e não há incidência de doenças na lavoura. Além disso, a qualidade das raízes é considerada boa.

O mês de julho finalizou com melhor rendimento, estimado em 68 t/ha na média, valor 14% superior ao mês anterior. Por outro lado, produtores mineiros afirmam que as vendas ainda estão abaixo do esperado e esperam que, com o início do mês, quando os pagamentos ocorrem, a demanda aumente. Mesmo com o recuo em relação aos meses anteriores, as cotações em junho ficaram 285% mais altas frente ao mesmo período do ano passado.

No geral, as atividades da cultura estão trazendo retornos positivos e no fechamento da safra de verão os preços ficaram 157% acima custos de produção – garantindo rentabilidade positiva. Segundo colaboradores consultados, a maior oferta, devido ao aumento de produtividade, aumentou os gastos com condução na lavoura e mão de obra – sendo as operações mecânicas, colheita e transporte interno da produção mais custosas.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau