Manga: Tommy despenca nas praças nordestinas
No Nordeste, a manga tommy tem sido impactada pelo mercado fraco desta semana (22 a 26/07). De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, mesmo que a qualidade esteja boa, a fruta teve a saída muito dificultada pelas baixas temperaturas no Sul e Sudeste, gerando acúmulo nas roças e em estabelecimentos comerciais.
Vendedores do Vale do São Francisco (PE/BA) e de Livramento de Nossa Senhora (BA) destacaram também as temperaturas amenas e as fortes chuvas no litoral nordestino, que não têm beneficiado o escoamento para alguns municípios da região Nordeste. Os preços da variedade ficaram na média semanal de R$ 1,50/kg no Vale e de R$ 1,35/kg em Livramento, quedas respectivas de 24% e 33% frente às da semana anterior.
A tendência para a próxima semana é de novo recuo nos valores, caso as compras sigam muito paradas. Com relação à oferta, o aumento do volume da tommy já poderá ser observado em agosto, mesmo que sutilmente, mas pode ser “compensado” pelo início da temporada de exportação para os Estados Unidos – prevista para começar logo no começo do mês que vem.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br