Cebola: Temporada de importação do primeiro semestre chega ao fim

Publicado em 23/07/2019 11:44

Na segunda semana de julho (08 a 12/07), importadores de Porto Xavier (RS) encerraram as atividades na fronteira com a Argentina. Nesta temporada (março-julho/19), o volume importado foi 71% maior que o do mesmo período do ano passado, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O clima, nas roças do país vizinho, favoreceu o rendimento da produção e a alta qualidade das hortaliças. Ademais, foram utilizadas sementes tratadas, que resistiram por mais tempo – conservando a alta qualidade do bulbo para exportação. Outro motivo para o aumento dos envios se deve às vantagens do Real frente ao Peso Argentino: em março deste ano, a moeda argentina foi cotada a valores 58,8% inferiores aos registrados no mesmo período de 2018.

Normalmente, as atividades de importação se encerram no início de junho, quando Cerrado e Irecê (BA) oferecem mais cebolas. Contudo, devido à quebra de safra nestas praças, a importação continuou ao longo do mês e se estendeu até o início de julho.

Apesar de a falta de cebolas no mercado nacional ter persistido, a finalização ocorreu por conta da redução de oferta na Argentina. A média de preços da caixa 3, no primeiro semestre deste ano, foi de R$ 45,68/sc de 20 kg em Porto Xavier.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined