Banana: Em falta, preços da nanica se elevam na roça

Publicado em 12/07/2019 12:14

O preço da banana nanica melhorou nesta semana (08 a 12/07) no Norte de Minas, sendo a fruta comercializada por R$ 1,20/kg (+20%) – influenciada principalmente pela menor oferta na roça. A nanica mineira também apresentou este cenário por conta da melhor qualidade da fruta referente à mesma variedade das outras regiões. O ocorrido foi observado, incluvise, em Linhares (ES), onde a  nanica se valorizou 43% por conta do mesmo motivo.

Além disso, com a intensificação do frio nas praças concorrentes, a expectativa é de aumentar mais ainda a preferência pela nanica de MG. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o frio pode prejudicar as bananas, em especial, do Vale do Ribeira (SP) e do Norte de Santa Catarina – principais produtoras de nanica –, resultando na maior incidência do chilling, ou escurecimento da casca, e afetando o valor agregado da fruta no comércio. 

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau