Cenoura: Julho se inicia com sobreposição de safras

Publicado em 10/07/2019 17:02

 Julho é o período de transição da safra de verão de cenoura para de inverno. Assim, como esperado, está ocorrendo uma sobreposição das temporadas: a colheita de verão está chegando ao fim, enquanto a de inverno se iniciou (ainda que lentamente) em quase todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea – a única exceção é Marilândia do Sul (PR), que deve começar as atividades somente em agosto.

Neste ano, a intensificação da temporada de inverno será tardia e está prevista somente para o final do próximo mês, uma vez que as chuvas excessivas e temperaturas acima da média postergaram o semeio das áreas no momento do plantio, que se iniciou em março. Além disso, as baixas temperaturas dos últimos dias, devido à passagem de uma frente fria, podem prolongar o desenvolvimento das raízes.

Em São Gotardo (MG), as cenouras de verão ainda predominam no mercado e alguns produtores começaram a colher as áreas de inverno nesta semana (08 a 12/07). Considerando-se que as variedades de inverno apresentam maior resistência a mudanças climáticas, a perspectiva é de que a produtividade deste mês se eleve.

Em junho, apesar da leve queda nos preços nacionais, a rentabilidade foi a maior observada durante o primeiro semestre deste ano – considerando todas as regiões acompanhadas, as cotações ficaram quase quatro vezes superiores ao custo estimado. O motivo é que a produtividade favoreceu o retorno aos produtores, tendo em vista que os custos foram diluídos e se reduziram. Estes, por sua vez, foram estimados em R$ 15,33/cx, sendo o menor valor observado desde o início da safra de verão.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined