Hortifruti: Acordo comercial pode beneficiar exportações de frutas brasileiras

Publicado em 04/07/2019 14:19

O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, divulgado na sexta-feira, 28, deve beneficiar as exportações de produtos agrícolas brasileiros, inclusive de frutas in natura. O acordo prevê uma redução progressiva nas tarifas de exportação de frutas ao bloco europeu, chegando à isenção total em até sete anos.

Segundo a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), cerca de 60% das frutas exportadas pelo Brasil são enviadas à União Europeia, com impostos que variam entre 4% e 14%. Muitos países concorrentes, por outro lado, já são isentos de tarifas.

Assim, o acordo poderá elevar a competitividade brasileira nos envios ao bloco. No caso das importações, frutas produzidas na União Europeia e importadas pelo Brasil tendem a entrar no País a menores preços.

Vale destacar, contudo, que o acordo comercial ainda precisa ser ratificado pelo parlamento dos países membros de ambos os blocos.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined