Iapar lança cultivar de mandioca para farinha e fécula em Paranavaí (PR)

Publicado em 03/07/2019 11:14

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança no próximo sábado, 6 de julho,  a cultivar de mandioca IPR B36, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será realizado no Polo Regional de Paranavaí, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de agricultura e abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

Destinada à obtenção de farinha e de fécula (polvilho), IPR B36 se destaca pelo bom teor de amido, aponta o pesquisador Mário Takahashi, responsável pelo desenvolvimento da cultivar. Ainda como vantagem para a indústria, ele ressalta a casca delgada das raízes, condição que favorece o processamento.

QUALIDADES AGRONÔMICAS – No campo, IPR B36 se destaca pela precocidade e produtividade – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O porte das plantas, de baixo a médio, facilita os tratos culturais na lavoura. 

Outro ponto alto do novo material é o formato das raízes e sua inserção próxima à superfície. "Essas características aumentam o rendimento operacional da colheita", explica Takahashi.

Indicada para plantio direto ou convencional, a nova cultivar é tolerante às principais doenças que afetam lavouras de mandioca e não apresenta fitotoxidade aos herbicidas registrados para a cultura. 

IPR B36 é indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, preferencialmente em terrenos com teor médio de argila inferior a 25%.

PROGRAMA – Após a solenidade de lançamento e apresentação do novo material, está prevista uma visita à estação experimental para conhecer o desempenho da cultivar IPR B36 em condições de campo. 
 

Fonte: IAPAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined