Alface: Baixa disponibilidade assegura bons preços em SP
Durante esta semana (03 a 07/06), ocorreram chuvas, acompanhadas de granizo, nas regiões produtoras de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). Em ambas, o granizo foi localizado e ocasionou perdas significativas nas áreas atingidas.
Com isso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, houve maior proliferação de bactérias nas folhosas e, por serem sensíveis ao excesso de água, parte das alfaces crespas e americanas estragaram no campo. Assim, com baixa oferta da hortaliça nas roças, conjuntamente ao atraso no ciclo de desenvolvimento das mesmas, os preços subiram e a estimativa é de falta nos próximos dias.
O preço da crespa em Mogi das Cruzes subiu 44,37% em comparação com a semana anterior, e fechou a semana em R$ 16,36/cxcom 20 unidades. Em Ibiúna, as cotações também se elevaram para todas as variedades.
Para a próxima semana (08 a 14/06), a expectativa, é de dias mais frios, (com mínima de 10°C e máxima de 22°C) e sem presença de chuvas, de acordo com a Climatempo. Isso pode fazer com que a qualidade e produtividade se recuperem.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br